São Paulo, líder absoluto


Ranking de líderes confirma domínio dos paulistas na era dos pontos corridos



São Paulo, Santos e Corinthians estão entre os quatro times que mais vezes figuraram na primeira colocação do Brasileirão. Cruzeiro é o intruso



Estados mais influentes do futebol nacional, São Paulo e Rio de Janeiro sempre cultivaram uma grande rivalidade dentro das quatro linhas. Decisões de campeonato, duelos de grandes artilheiros e provocações entre as torcidas movimentaram três décadas de Brasileirão. Até que a era dos pontos corridos veio para tornar essa disputa desigual. Na semana passada, o ranking de rebaixamento constatou a presença de três cariocas (Flamengo, Fluminense e Botafogo) entre os que mais rodadas sofreram na zona de degola. Desta vez, o ranking com os times que mais rodadas lideraram o Brasileirão confirma o poderio paulista frente aos demais adversários do país.
Entre os quatro primeiros colocados desta honrosa lista estão: o hexacampeão SÃO PAULO (58 vezes na liderança), o bicampeão Santos (29 vezes) e o tetracampeão Corinthians (27 vezes). O único intruso neste G-4 é o Cruzeiro, que tem o segundo melhor número de todos: ficou 44 rodadas no lugar mais alto da tabela, sendo que 38 delas aconteceram em 2003, quando conquistou seu único título brasileiro. Líder do campeonato em 2009, o Palmeiras está na sexta colocação do ranking (17 lideranças), mas deve ultrapassar em breve o Grêmio (18 lideranças) se mantiver seu aproveitamento no campeonato deste ano.
Antes dos pontos corridos, os cariocas possuíam 11 títulos brasileiros contra 11 dos paulistas. Tudo rigorosamente igual. Com a mudança de regulamento, os times de São Paulo ampliaram suas conquistas para 16. Em alguns momentos, houve um oásis em meio ao deserto carioca. O Botafogo chegou a liderar o Brasileirão 12 vezes (uma rodada em 2005 e 11, em 2007) e o Flamengo ficou 10 vezes na primeira colocação em 2008. Foram momentos de ilusão que não se configuraram em título. Fluminense (duas vezes em 2005 e duas vezes em 2006) e Vasco (uma única vez em 2007) tiveram números menos expressivos.





É isso mesmo caros blogueiros, sem querer me vangloriar já o fazendo, não há como negar a hegemonia do futebol paulista, em especial, do meu amado e idolatrado SÃO PAULO. Os números não mentem. As chacotas e piadas são inúteis. Argumentos não nos faltam para uma boa discursão sobre o melhor futebol da atualidade. Campanhas como as que fizemos são dignas de palmas. Logicamente, os teimosos que torcem pros outros times arranjarão milhões de objeções e conjecturas. Pura perca de tempo. Poupem seus preciosos minutos de vida se ocupando com outra coisa ou com os outros times. Contra fatos não há argumentos.
Embora não precisasse de resultado de enquete algum pra ter certeza da nossa invencibilidade, ele serve aos ignorantes, leigos, teimosos e quem quer mais que precise se atualizar. Graças a Deus, são-paulinos sempre sabem contar e ter a convicção dos títulos, vitórias, grandes partidas e eternos jogadores, olhem que são número extraordinários. Seríamos nós bons de conta? Memória? Não, não. Amamos nosso time. "Ele ganhando. ele perdendo será pra sempre o Campeão!" Será que ainda existe dúvida?
Nesse Campeonato, muita água ainda vai rolar. Não é um pensamento otimista, é uma certeza absoluta chegarmos naquele objetivo anual que vem se tornando rotina, afinal de contas, nem sempre é mais gostoso as coisas mais fáceis mas aquelas que conquistamos com raça, suor e muita bola no pé e disso entendemos com ninguém. As palavras a gente deixa pra comemoração a qual estamos acostumadíssimos a fazer e que não é privilégio de nenhum outro time, seja ele paulista, carioca, mineiro, gaúcho (blábláblá), só do nosso time, São Paulo.

2 comentários:

Penélope Charmosa disse...
30 de setembro de 2009 às 00:33

Não gosto de esportes e não suporto futebol. Mas gostei do seu site. A idéia de comentar fatos do mundo do futebol, usando como referência matérias de portais é muito boa. Sugestão: introduza o assunto com suas palavras e link para o portal em questão. quem tiver interesse em ler a notícia que deu origem ao seu post, clicará.
Clarissa

Penélope Charmosa disse...
19 de outubro de 2009 às 18:57

Marcella, passei por aqui em busca de novidades e não encontrei nada... Por quê?
Clarissa

Leave a Comment

Back to Home Back to Top Futebol de Salto Alto. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.